Bem Vindo

Ó glorioso São Sebastião, que nos legais tão belo exemplo de coragem e caridade, nós vos pedimos que nos alcanceis de Deus o amparo para os pobres e marginalizados, e, para todos os cristãos, particularmente para nós que vos reverenciamos em nossa Paróquia, a graça do andor na caridade e da solidariedade para com os sofredores.

sábado, 31 de julho de 2010

Encotro de Casais com Cristo - ECC

Aconte neste fim de semana
" O Encotro de Casais com Cristo - ECC"

O encotro que teve inicio nesta sexta feira 30 de Julho e se encerra no domingo 01 de Agosto, conta com 27 casais participantes e 130 casais trabalhando para a realização do mesmo, o tema deste ano é

" Amar a Deus sobre todas as coisas e tudo vos será acrescentado " tendo sempre como objetivo a evangelização dos casais, traze-los para o caminho de Cristo, pois se Deus é o nosso tudo nada há de faltar, pois ele nos dá força e alegria. A Paróquia de São Sebastião promove o encontro desde 1992 sendo esta a 18° edição, mas alguém sabe o que é o ECC? Como nasceu? O ECC hoje? Os objetivos pastorais? Confira abaixo.



O QUE É O ECC?

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação.

COMO NASCEU?

Nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastore) que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador: "Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade"

O ECC HOJE

O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 Dioceses. Está estruturado em 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB).

O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como “Igrejas Domésticas”, “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC

O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da Diocese.

Um comentário:

  1. JOSÉ ORLANDO DE ALBUQUERQUE24 de abril de 2011 às 12:52

    Sem dúvida, o ECC foi uma grande iniciativa.Haja vista que cuida da evangelização dos casais, das famílias, células magnas da sociedade. Sem a evangelização das famílias, as pessoas ficam mais dispersas dando margem a que alguns membros tomem rumos diversos, despeitando a unidade familiar. Família que reza unida, evangeliza unida, cresce..Progride.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário
Deus te abençõe